Amor, Solidariedade e Testemunho Cristão: [...] por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra (Deuteronômio 15:11).
Todo o povo brasileiro está acompanhando perplexo, o drama e a angústia dos catarinenses. A catástrofe alcançou proporções jamais vistas.
Milhares de pessoas foram totalmente atingidas e hoje passam pelos mais variados flagelos e necessidades de toda ordem.
Centenas de irmãos presbiterianos encontram-se na mesma situação e, mais do que nunca, carecem da pronta e fraterna ajuda da família presbiteriana de todo o Brasil. O amor cristão e a solidariedade sempre foram características peculiares do povo presbiteriano, por isso, pastoralmente, conclamo a Igreja a exercer essas virtudes recomendadas pela Palavra de Deus, em prol dos nossos irmãos.
A Secretaria Executiva do Supremo Concílio e o Conselho de Ação Social da IPB já estão mobilizados e articulados com as lideranças locais, visando à efetivação de ações concretas que possam aliviar o sofrimento dos nossos queridos e amados irmãos do Estado de Santa Catarina. As ações também deverão ser estendidas aos irmãos do norte do Rio de Janeiro e do Estado do Espírito Santo, que também passam por situações semelhantes.
Ao ensejo, além das orações, que são indispensáveis neste momento de grandes dificuldades, visto que somente o Espírito Santo de Deus pode verdadeiramente consolar e orientar, é necessário que o nosso povo seja amorosamente generoso. A despeito das dificuldades, essa é uma grande oportunidade de testemunho cristão!
“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20.35).
Do servo, Rev. Roberto Brasileiro Silva, Presidente do Supremo Concílio da IPB